20 de fev de 2009

COMO TIRAR VERNIZ DA ESCALA - BAIXO SUPERSONIC GIANNINI




Vendi um baixo supersonic da giannini meses atrás e quando o Geraldo Torres, de São José dos Campos, recebeu comentou que a escala tinha sido envernizada e eu nem tinha reparado, pois na mesma semana, peguei um outro supersonic e esse que vendi não me interessava. A primeira coisa que ele fez foi raspar a escala e eu curioso pedi as informações para que pudesse fazer em outros instrumentos, segue abaixo as palavras dele, que agradeço.


"Em primeiro lugar, aviso que requer uma certa dose de paciência, Um frasco de óleo de peroba para escalas escuras, e, se a escala for clara óleo de cedro, espoja Scoth Brite, Bombril, flanela, lâmina de estilete e uma chave de fenda ou philips.
JAMAIS USE LUSTRA MÓVEIS NO LUGAR DO ÓLEO DE PEROBA, VOCÊ CORRE O SÉRIO RISCO DE ESTRAGAR A ESCALA E TOMAR UM PREJUÍZO SIGNIFICATIVO.

O óleo de cedro ou de peroba, você encontra em qualquer bom mercado, na parte de produtos para limpeza doméstica, normalmente perto dos lustra móveis.
1º - Com o auxílio de uma esponja "Scoth brite", sim, aquela esponjas para lavar louça verde e áspera de um lado e amarela e macia do outro.
Com o lado áspero, você esfrega as traste ate que o verniz saia, não precisa ser totalmente, mas o suficiente para que o óleo penetre e alcance a madeira, facilitando a retirada do verniz.
Passe o óleo com a ajuda de um pano bem embebido, passe-o por toda a extensão da escala, generosamente.
Aguarde 24 horas e repita a operação. Enquanto não corre as 24h, você pode repetir esta operação três ou quatro vezes.
2º- Com uma lâmina de estilete, ou algo similar procure por pontos onde é perceptível a ação do óleo, normalmente mais escuro.
Nestes pontos o óleo já 'soltou' o verniz e a retirada será fácil. Com um objeto de plástico, o cabo de uma chave de fenda, por exemplo, dê algumas batidas nos ponto que me referi para trincar o verniz, e, utilize a lâmina para retirar o resto.
As lâminas que já estão sem corte, são melhores, pois a chance de você riscar profundamente e estragar a escala é menor, já que a lâmina está 'meio cega'.
3º - Quando não houver mais destes pontos, passe outra vez o óleo, da mesma forma e aguarde mais 24 horas. Agora, se for repetir a operação faça no máximo mais duas vezes.
Certamente agora você conseguirá retirar o resto do verniz. Aconselho a retirar o verniz que está junto as laterais da traste por último, por ser a parte mais trabalhosa da empreitada.
Se houver excesso de óleo, retir com um pano cego, esfregando-o bem na escala
4º Com um pedaço de bombril, dê acabamento na escala e nas trastes, de uma lateral a outra, na largura do braço e não no comprimento. Passe o bombril sem fazer muita força, somente o necessário para eliminar os riscos que o estilete tenha deixado
Passe mais um pouco de óleo para dar acabamento e brilho.
No mais é paciência e dedicação.
Não use óleo de peroba em escalas de maple ou marfim, escalas claras em geral, pois o óleo de peroba é escuro e vai manchar a escala clara. Neste caso o recomendável é o óleo de cedro.
Normalmente as escalas claras são envernizadas para não mancharem com o tempo."


alguns videos que estou assistindo:

kath bloom
http://www.youtube.com/watch?v=2iHEgDXeGaU&feature=related

the frank & walters
http://www.youtube.com/watch?v=9bkVA9AVAZE&feature=related

Nenhum comentário: